Blog Literário

5 motivos para ler Edgar Allan Poe

13:31


19 de janeiro de 2015 foi o aniversário de 206 anos de um dos maiores escritores da literatura mundial – Edgar Allan Poe.

Se você ainda não leu nada do autor, que essa lista inspire você a ler algo dele. Caso já tenha lido algo (ou muita coisa) da obra dele, pode concordar, discordar ou acrescentar outros motivos à lista. Ou parar tudo e reler algum conto, poema ou ensaio de Poe agora mesmo. Por quê? Veja a seguir.


  1. O motivo mais óbvio e já bem conhecido (mas que vale a pena citar): para ler algo perturbador – no bom sentido, é claro!




Este motivo refere-se não só aos contos de terror de Poe, mas também àqueles mais introspectivos, que detalham os caminhos psicológicos percorridos (com um tanto de paranóia, em alguns casos) pelo narrador a desvendar alguns dos mistérios mais sombrios da humanidade– desde a execução de ações vis sem aparentes motivos em O demônio da perversidade, até um medo aterrador de ser enterrado vivo em O enterro prematuro. Além disso, os mais famosos contos de terror de Poe conseguem perturbar qualquer leitor, principalmente aqueles que gostam do gênero de terror, com os mais diversos fatores: desde paranóias desenfreadas, assassinatos brutais, até acontecimentos que beiram o sobrenatural. Portanto, se quiser sentir medo (ou ficar um pouquinho perturbado/a), leia Poe.

  1. Para aprender a escrever melhor observando a estrutura dos textos de Poe



Não é novidade que Poe é uma grande influência em diversos escritores e teóricos literários e uma grande referência quando se fala de conto e de como essa forma de literatura é conhecida nos dias de hoje. Ao ler os contos do autor, o leitor pode observar como Poe utiliza uma estrutura bem definida e, em seus contos, praticamente infalível, para atingir um determinado efeito, somando elementos como tom, tema, comprimento do texto, etc. O autor explica melhor sua teoria de como criar um efeito em um conto em seu ensaio A Filosofia da composição (apesar de a obra usada como exemplo ser o seu poema O Corvo, o ensaio pode ser diretamente aplicado à escrita de contos). Portanto, se quiser escrever melhor, leia Poe.

  1. Para entender e refletir mais sobre escrita, poesia, filosofia, metafísica, ciências e etc



Além de um grande contista, Poe também foi um ótimo ensaísta. Como prova disso temos o ensaio já citado acima A Filosofia da Composição e, além desse, diversos outros, desde Eureka, um poema em prosa sobre filosofia, metafísica e ciências até O princípio poético, no qual o autor explica sobre a composição de poemas, sua estrutura, extensão e efeito sobre o leitor. Portanto, se quiser refletir mais, leia Poe.

  1. Para se divertir (e talvez até se inspirar!)


Não, literatura não é um simples entretenimento e nunca será – prova disso são os motivos observados acima para ler a obra de Poe – porém, isso não quer dizer que ler não possa ser um bom entretenimento. Muito pelo contrário. Além de exercitar mais a reflexão e trazer conhecimentos sobre os mais diversos assuntos e de ter milhares de outras vantagens, ler sempre pode ser um ótimo entretenimento. Principalmente ler os contos e poemas do Poe, em que há desde rimas admiráveis e atmosferas muito bem construídas, terror, suspense, mistério, investigação, até aventuras estranhas com escaravelhos, hospícios, orangotangos e balões de ar quente (o conto The Balloon Hoax foi originalmente publicado como se fosse um relato real de uma viagem em um balão de ar quente, pois foi escrito em estilo de matéria jornalística e até influenciou a obra de Júlio Verne) e, para não deixar de citar, um corvo repetindo eternamente Nunca mais (Nevermore!). Portanto, se quiser se divertir mais, leia Poe.

Você também pode gostar de

0 comentários

Assine



Curta no Facebook