Por saber a diferença que esses lugares incríveis fazem na nossa vida, selecionamos 7 livrarias sensacionais pelo Brasil, tanto pela beleza do interior quanto pela experiência que elas proporcionam.
Confira a lista!
1. LIVRARIA DO PALÁCIO (Belo Horizonte, MG)
Apresentando um belo design, a Livraria do Palácio abriu em 2013 em Belo Horizonte e fica num dos endereços obrigatórios da cultura mineira: o Palácio das Artes. Situada em frente ao Café do Palácio, sua especialidade são as publicações de artes plásticas e visuais, além de edições raras e obras de autores mineiros.
2. LIVRARIA DA VILA (São Paulo, SP)
Presente em vários shoppings e localidades da Paulicéia, a Livraria da Vila completa 30 anos em abril. Com lojas nos shoppings Jardim, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis, entre outros, proporciona ambientes aconchegantes e funcionais para quem procura passar o tempo lendo ou respirando cultura. A Livraria da Vila foi comprada em 2003 pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel, que administra a empresa desde então. Site.
3. LIVRARIA CULTURA CONJUNTO NACIONAL (São Paulo, SP)
Encravada na avenida mais famosa da cidade, a Paulista, a Livraria Cultura ocupa uma vasta área do Conjunto Nacional, ladeada por outras lojas, escritórios e unidades de serviço. Além de um acervo impressionante – de todas as áreas e com muitíssimos títulos estrangeiros -, a livraria conta com um charmoso café, bancos, cadeiras e puffs para “degustar” livros e arquitetura deslumbrante. Até mesmo José Saramago fez elogios rasgados a ela…
4. LIVRARIA DA TRAVESSA (Rio de Janeiro, RJ)
No Rio, são sete lojas, contando as dos shoppings Leblon e Barra, mas o charme mesmo fica para as unidades do centro, com ares antigos, mesas abarrotadas de volumes e diversas novidades para além dos grandes catálogos. Não há como negar: todo bom lançamento de livros na cidade passa também pela Travessa, já que a “fauna” frequentadora é composta por intelectuais, artistas, jornalistas e formadores de opinião. A rede tem uma loja no interior de São Paulo e atende pela internet, mas nada como dar uma passadinha lá… Site
Instalada em uma construção do final do século XIX, A Casa Aberta é uma livraria e sebo que fica neste prédio tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí, cidade portuária a 90km de Florianópolis. O lugar vende livros novos, edições raras, quadrinhos, CDs e vinis. Recém-restaurado, o prédio conserva as características históricas do local e mantém um ar de aconchego de casa familiar antiga. Site.
É o avesso da Casaberta e sua aposta é nas linhas modernas, funcionais e sofisticadas, próprias da capital imaginada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Tem sete lojas em Brasília, mas um destaque vai para a unidade no Centro Cultural Banco do Brasil, onde se pode desfrutar de um café, exposições de arte, teatro e cinema. Neste sentido, a experiência de ir a uma livraria ganha outros ares, de mergulho cultural mesmo. Site.
7. PALAVRARIA LIVROS & CAFÉS (Porto Alegre, RS)
De ambiente mais caseiro, a Palavraria Livros & Cafés é uma referência quando se fala em cultura porto-alegrense. Inaugurado em 2003, o lugar promove lançamentos de livros independentes, saraus musicais, cursos, oficinas literárias, palestras e debates, além de receber a visita frequente de escritores. É ideal para passar o tempo lendo um livro tranquilamente, tomando uma xícara de café ou uma taça de vinho.
0 comentários