Blog Literário

8 razões que levam ao surgimento de mortos-vivos na literatura

22:57




1 - Celulares [Mesmo alguns que não tem internet]

Para o mestre do horror da literatura mundial, Stephen King, misteriosos sinais emitidos através da telefonia celular pode gerar uma horda irracional de zumbis, famintos e mortais.

2 - Ser o filho do "Homem"







Muito provavelmente a primeira aparição de zumbis na literatura se dá no livro mais vendido de todos os tempos. Isso mesmo, a Bíblia. Numa passagem, Jesus, apenas com o poder da palavra ordena, e Lázaro, o defunto já sem vida há alguns dias, volta a caminhar.

3 - Armas Biológicas

Não sei se é uma boa ideia, mas terroristas podem criar armas biológicas para transformar homens em zumbis comedores de carne. É o caso de Paciente Zero, Uma novela de Joe Ledger, do autor Jonathan Maberry, em que uma arma infecta o cérebro com a proteína Prion.

4 - Doenças Infecciosas

Com ou sem explicação, o "vírus zumbificador" é que nem gripe, e quando se espalha, logo se alastra transformando todo mundo em zumbis, enquanto uma minoria tenta sobreviver. Um dos livros nesta linha é O Inimigo, de Charlie Higson.

5 - Brincando de médico














Alguns levam muito mais a sério a brincadeira de médico que vocês que só querem mesmo levar vantagens com as primas (ou primos). É o caso do Dr. Frankenstein, a que muitos julgam como primeiro romance de zumbis, juntando um pedaço de morto aqui, outro acolá até dar vida a criatura berrante; 

6 - Solanum








É certamente dos vírus que criam zumbis, o mais famoso e incurável, o causador da Guerra Mundial Z, a guerra dos zumbis eternizada por Max Brooks.

7 - Ratos infectados









Convenhamos que vivos, ratos já são coisas asquerosas que podem transmitir doenças perigosas como a leptospirose. Agora se eles estiverem mortos-vivos, aí ferrou geral. Esta é a premissa de Mar Morto, não o do Jorge Amado, mas sim o de Brian Keene, onde ratos infectados através da mordida, ou da saliva começam a transformar pessoas em zumbis.

9 - Fenômenos inexplicáveis









Nem sempre os autores buscam explicação para a torrente de zumbis que de repente começa a aparecer, como no romance "Handling the Undead" do sueco John Ajvide Lindqvist em que Estocolmo inexplicavelmente se vê invadida pelos zumbis.

Você também pode gostar de

0 comentários

Assine



Curta no Facebook