Blog Literário

Resenha: Destino ou Acaso - Hévila Chaves

12:59


("Destino ou Acaso", de Hévila Chaves
publicado em 2015 pela Ler Editora)


Estou mudando cada vez mais a minha opinião em relação aos livros nacionais. Antes de começar o blog eu tinha um certo "preconceito" em pegar um livro escrito por brasileiros, principalmente autores iniciantes. Maaas, para a nossa felicidade, o mercado editorial está crescendo bastante e com ele surgindo excelentes livros e autores.
Destino ou Acaso está aí como prova disso.


Sinopse

Quando a destemida e rancorosa Maria Lúcia tinha dezoito anos, algo aconteceu e marcou a vida dela para sempre, fazendo com que seu gênio só ficasse mais difícil. Mal ela sabia que dali para a frente a vida lhe reservaria muitas coincidências, situações engraçadas, outras, complicadas e novos amigos que iriam fazê-la dar valor às coisas simples e aprender sobre perdão e compaixão, que ela achava impossível sentir. Mas será que tudo pelo que ela passou foi obra do destino ou mero acaso? Essa é uma história de amor, amizade, e sobretudo, superação.

Resenha

Destino ou Acaso conta a história de Maria Lúcia (Malu) que tem 18 anos e mora em Parnaíba, Piauí. Por influência de seus pais, que são uma enfermeira e um médico, e o seu irmão que cursa medicina em Teresina, ela decide seguir pelo mesmo caminho e tentar o vestibular de medicina.
Seu melhor amigo é Fred, um cantor sertanejo universitário famoso em sua região, que nunca deixou o sucesso subir pela cabeça e sabe valorizar as verdadeiras amizades. Malu tinha o costume de acompanhá-lo aos shows e, a pedido de Fred, fingia ser sua namorada para evitar o assédio das fãs e de sua ex-namorada, Natália Negreiros.
Bem no início do livro,  após um show em que Malu o acompanhava, acontece uma coisa que muda para sempre a vida dela.

Meses depois, Malu se vê em uma nova vida, morando em Teresina com o irmão, mas sem dificuldade alguma para construir novas amizades, a não ser pelo seu vizinho encrenqueiro, o Rafael.
A primeira impressão que temos de Rafael é: um menino viciado em nicotina, mal educado, lindo e que possui tudo o que quer.
Mas uma série de acontecimentos (que eu não vou falar quais são, claro) trazem a oportunidade de Malu o conhecer melhor  e ver que ele não é realmente quem demonstra ser e, ao contrário disso, ele tem um lado doce e gentil. Mas como nem tudo são flores, assim como Malu, ele tem seus motivos para agir de tal forma e traz consigo uma história bem pesada em seu passado que pode vir a afetar o futuro dos dois.

"Pedras no caminho encontrei
Com a ajuda de alguns eu contei
Tive medo, mas enfrentei.
Tive mágoas, mas superei.
Tive razões, mas não gritei.
Para depois de muito tempo,
Consolar o meu lamento
Com as coisas que eu acreditei
E nas quais sempre acreditarei"

Lágrimas rolaram em vários momentos do livro. É uma história emocionante de superação, não só da Malu mas de outros personagens que também surgirão no meio do caminho.
Muitas peças serão pregadas pelo destino ou pelo acaso. Aliás, não poderiam ter escolhido um título melhor do que esse.

Terminei de ler o livro no domingo e uma coisa que eu ainda estou remoendo foi aquele final, sério! Pulos no tempo sempre me fazem sentir saudades de uma época dos personagens que não vai mais voltar.
O final não foi da forma que eu esperava ou queria que fosse, mas acho que isso só teve a acrescentar na história que é cheia de surpresas. Espero sinceramente que tenha uma continuação muito em breve.

(...) se não fosse pelo passado, o presente não existiria. Isso quer dizer que o que aconteceu pode sim, interferir no que acontece. Ou no que ainda vai acontecer.

Talvez a resenha vá parecer um pouco vaga mas, se eu falar muito pode ser que eu acabe estragando alguns acontecimentos que na minha opinião contribuíram bastante para o desfecho do livro.

Obrigada Hévila por compartilhar uma história tão linda conosco!

Onde comprar:



Site da Autora: http://hevilamariachaves.blogspot.com.br/p/compras.html



Sobre a autora: 



Hévila Chaves tem vinte anos e nasceu em Teresina, Piauí. É leitora compulsiva há muito tempo e passou a tomar gosto pela escrita, quando começou a escrever fanfictions na internet. Em 2013, resolveu colocar no papel sua primeira história original, a qual vinha formulando há um ano. Agora, em 2015, será publicada com o nome de Destino ou Acaso. Cursa direito, mas sua paixão mesmo sempre foi escrever, posta contos autorais no aplicativo Wattpad em sua conta @hevilachaves.

Redes sociais da Hévila: Facebook | Instagram | Skoob | Blog

Você também pode gostar de

2 comentários

Assine



Curta no Facebook